IVIMA - Fábrica de Vidros da Marinha Grande

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/EMP/IVIMA
Title type
Atribuído
Date range
1927 Date is certain to 1999 Date is certain
Dimension and support
38 cx.
Extents
20 Caixas
Biography or history
A Ivima foi fundada em 1894 através da sociedade Empresa da Nova Fábrica de Vidros da Marinha Grande, tendo como principal accionista António Augusto Dias de Freitas, Conde de Azarujinha. Em 9 de Abril de 1894, foi lançada a primeira pedra e a produção inicia-se em Janeiro do ano seguinte na área do cristal e de vidraça.

Instalada na Avenida 1º de Maio, constituiu uma das mais prestigiadas empresas de cristalaria do país, durante cerca de cem anos. Com cerca de 1100 funcionários, viu o seu quadro reduzido para 550 em 1990.

O 25 de Abril de 1974 trouxe a lume todas as deficiências e pressões abafadas durante anos, manifestando carências de todo o género, fundamentalmente ao nível da administração e dos objectivos.

Em 1986, já em situação de falência, foi proposta uma acção de recuperação que lhe permitiu sobreviver até finais da década de 90.

Teve ao longo da sua existência as denominações: Companhia Nacional, Nova Fábrica de Vidros da Marinha Grande e Companhia Industrial Portuguesa.

Ao longo da sua existência foi propriedade de vários empresários dos quais salientamos em 1926 a CIP, Companhia Industrial Portuguesa; em 1955 a Vista Alegre; em 1970 a CIVE - Companhia Industrial Vidreira, SARL.; em 1972 a CRISAL - Cristais de Alcobaça, Ldª. Em 1986 entrou num período de gestão controlada, segundo o Decreto-Lei 177/86 e em 1990 João Pereira, Teixeira Cardoso e Victor Carvalho propõem a sua aquisição, a qual obteve homologação do Tribunal.
Custodial history
Documentação que esteve sob custódia de Hermínio Freitas Nunes.
Acquisition information
Doação de Hermínio Freitas Nunes em Agosto de 2003 e 2008.
Scope and content
Comprende documentação respeitante a um período de laboração da fáfrica que vai de 1988 a 1998, contendo projectos de análise global da empresa de investimento e reestruturação, expediente, contabilidade e finanças, fornecedores clientes, produção e fabricação, acabamentos, recursos humanos. Abrange ainda alguma informação referente a duas empresas pertencentes a este grupo empresarial designadamente Vidrivima e Nova Ivima.
Arrangement
Documentação totalmente dispersa mas que através de um organograma que a acompanhava, permitiu a elaboração de um quadro constituído por secções, subsecções, onde inserimos as respectivas séries.
Physical characteristics and technical requirements
Boa
Other finding aid
IVIMA - Fábrica de Vidros da Marinha Grande - Inventário. Leiria, ADLRA, 2007.
Related material
Relação de complementaridade: Portugal, Arquivo Municipal da Marinha Grande.