Convento de Santa Ana de Leiria

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/MON/CSALRA
Title type
Formal
Date range
1581 Date is certain to 1914 Date is certain
Dimension and support
6 caixas
Extents
6 Caixas
Biography or history
Foi fundado por D. Catarina, Condessa de Loulé, filha do segundo Duque de Bragança e viúva do terceiro Conde de Marialva, D. João Coutinho. Viúva e sem filhos consagrou-se a Deus, fundando um Convento de religiosas da observância de São Domingos. Comprou os terrenos para a construção na margem esquerda do rio Liz, a Lopo Peixoto e Isabel de Lemos doou todos os seus bens ao Convento. Estavam já bastante adiantadas as obras quando em 1494 o Breve de Alexandre VI autorizou a clausura que teve início em 1495 com 5 religiosas do Mosteiro de Jesus de Aveiro: Maria Diz (a primeira prioresa), Teresa Fernandes de Albuquerque, Inês Anes, Maria Pessoa e Isabel Vaz. Só em 1498 recomeçou a admissão de mais religiosas. Apesar de receber doações, este Convento viveu sempre com dificuldades económicas. Em 1793 era precária a sua situação que se agravou com as Invasões Francesas em 1810. As freiras fugiram para o Convento de Santa Joana em Lisboa. Parte do Convento e da Igreja foram incendiados. Com as lutas liberais em 1820, as freiras voltaram a abandonar o Convento. As suas reconstruções ocorrem em 1810 e 1841. Em 26 de Fevereiro de 1880 morreu a última religiosa, D. Joaquina do Rosário.



Pela Lei nº 349 de 19 de Agosto de 1915, o edifício foi cedido à Câmara Municipal e em Maio de 1916 deu-se início à sua demolição, cujos materiais foram aproveitados para obras da cadeia comarcã, junto dos Paços de Concelho e para a casa da guarda do Castelo.
Custodial history
A custódia anterior desta documentação esteve a cargo da Direcção de Finanças de Leiria após a extinção das ordens religiosas em 1834 .
Acquisition information
Este fundo foi incorporado neste Arquivo Distrital de Leiria, em 3 de Abril de 1939.
Scope and content
Este fundo documental compõe-se de várias séries entre as quais: abaixo-assinados, actas, apontamentos, autos, cartas, certidões, contas, correspondência, credenciais, declarações, editais, escrituras, facturas, foros, inventários, juros, justificações, mandados, ordens de pagamento, portarias, procurações, recibos, relações, relatórios, representações, requerimentos, resoluções, sentenças, termos de reconhecimento e testamentos.
Arrangement
Funcional
Other finding aid
PORTUGAL. INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - Guia de fundos do Arquivo Distrital de Leiria. Leiria : Arquivo Distrital, 1997. 140 p. ISBN 9729730407
Record not reviewed.